Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

A Associação Florestal do Vale do Douro Norte estabeleceu protocolos com diversos laboratórios acreditados de forma a proporcionar ao proprietário florestal a facilidade de realizar análises ao solo, análises à água de rega e análises apícolas.

Análise ao solo permite ao proprietário florestal conhecer a disponibilidade de nutrientes no solo de forma a fazer uma correta e adaptada fertilização (calagem, adubação e estrumação). A amostra de solo deverá resultar de uma recolha de várias amostras parciais recolhidas em diferentes pontos do terreno. Não deverão ser colhidas amostras em locais encharcados, junto a residências e em locais onde tivesse sido depositado estrume, cinzas, calcário e adubos.

  • Análise de Rotina (Textura Manual, Matéria Orgânica, pH H20, pH KCl, P2O5, K2O);
  • Análise Granulométrica (Areia, Limo, Argila, Textura, Elementos grosseiros, pF2.0, pF2.7, pF 4.2, Porosidade, Densidade aparente e real);
  • Complexo de Troca (Ca++, Mg++, K+, Na+, Acidez Troca, CTCe);
  • Micronutrientes (B, Fe, Zn, Cu, Mn);
  • Metais Pesados (Níquel, Crómio, Chumbo, Zinco, Ferro);
  • Condutividade elétrica.

Assim que concluída a recolha das amostras deverá preencher o seguinte questionário: Download Questionário Análises Solos »

Download Cartaz da Campanha da RefCast "Dê aos seus solos o que eles precisam" »

Download Desdobrável da Campanha da RefCast "Dê aos seus solos o que eles precisam" »

Análise a água de rega é fundamental na propriedade uma vez que o excesso de sais ou o seu desequilíbrio poderá causar danos às culturas e ainda diminuir a fertilidade das terras uma vez que acelera a degradação física e química do solo. O controlo da água de rega pode diminuir a quantidade de fertilizações ao solo, favorecendo todo o desenvolvimento do povoamento/cultura. A colheita das amostras para análise, deverá seguir determinadas normas existentes para o efeito.

Análise apícola permite ao apicultor manter a sanidade do seu apiário e garantir a qualidade do seu produto.

  • A realização de análise anatomopatológica é fundamental para o diagnóstico conclusivo das doenças de abelhas melíferas, permitindo ao apicultor manter a sanidade do apiário.
  • A qualidade do mel é atualmente uma exigência dos mercados, as características como o aroma, cor e sabor são marca de distinção dos produtos, sendo deste modo essencial que o apicultor realize análises físico-químicas ao mel e/ou análises de resíduos, garantindo a qualidade do produto.

Copyright © 2012 Aflodounorte. Todos os direitos de autor reservados.

compatibilidade